Cuckoo Bebés
Topo
A carregar vídeo...

   
 
Língua gestual
para bebés
O que é a Língua gestual para bebés?
As origens deste método (Baby Signing)
Principais
benefícios associados
Como utilizar gestos
na comunicação
 
"Os meus primeiros gestos" - Língua gestual
para bebés


Os bebés são seres sociais.
Apesar de ainda não conseguirem falar, desde bem cedo que os nossos pequeninos estão motivados para comunicar. Nos primeiros tempos, apesar de terem a sua comunicação confinada ao choro, a verdade é que rapidamente criam variações de timbre e de intensidade, atribuindo-lhes diferentes significados. As nossas respostas aos seus agrados e desconfortos permitem-lhes interagir com o mundo à sua volta e com as pessoas que dele fazem parte.
Nesta primeira infância, e porque os bebés apresentam um desenvolvimento motor superior ao do tracto vocal (intrinsecamente ligado à emergência da fala), verifica-se que – na tentativa de comunicar os seus desejos e emoções – os bebés desenvolvem naturalmente gestos com intenção comunicativa, e que rapidamente ganham diferentes significados.
A investigação diz-nos que quando comunicamos com os bebés, utilizando gestos em simultâneo com a fala, promovemos o seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional. As crianças expostas aos gestos falam mais cedo, têm mais vocabulário, apresentam menos frustrações, e estabelece-se um vínculo parental mais forte. São também bebés mais felizes, pois através dos gestos conseguem expressar-se e fazer-se entender muito antes de conseguirem falar.
Entusiasmados com estes resultados, desenvolvemos o nosso programa de língua gestual para bebés – Os meus primeiros gestos! – baseado nos gestos da Língua Gestual Portuguesa . Bem-vindo ao mundo mágico dos gestos!
Utilização de gestos com os bebés
Introduzir a
língua gestual
Utilizar
língua gestual
Produzir os
primeiros gestos
Os bebés já sabem algumas palavras
Existem vantagens na
utilização de gestos
O programa “Os meus primeiros gestos”
A língua gestual
é universal?
As orientações /regras mais importantes
De que forma é que a utilização de gestos com os bebés contribui para o seu desenvolvimento?

Ao nível da linguagem, por exemplo, a aprendizagem dos gestos pressupõe que a repetição da palavra associada ao gesto seja realizada várias vezes, de forma a reforçar essa aprendizagem. Os pequeninos têm, então, maiores oportunidades de ouvir a mesma palavra, o que promove por um lado a emergência da fala e por outro explica o facto de as primeiras palavras dos bebés serem muitas vezes aquelas de que conhecem o gesto respectivo.
Associando uma palavra a um gesto, estamos a facilitar o processo de memorização dessa mesma palavra, com uma pista visual e auditiva. Dessa forma, o bebé consegue apreender mais palavras, e a investigação nesta área confirma o enriquecimento de vocabulário.
Também ao nível do desenvolvimento cognitivo, a utilização de gestos em simultâneo com o discurso permite que o estímulo visual dos gestos aumente a habilidade da criança para reter a informação durante mais tempo.
Da mesma forma, permite que a comunicação se estabeleça através de ligações entre um estímulo visual e um estímulo auditivo, ou seja, permite utilizar áreas diferentes do cérebro que estão interligadas com o desenvolvimento da fala e da linguagem.
Referidos também frequentemente são os benefícios ao nível do desenvolvimento emocional e social. Uma vez mais, a investigação mostra-nos que as crianças que utilizam gestos para comunicar são mais autoconfiantes e têm maior auto-estima, pois conseguem obter resposta aos seus pedidos, o que lhes permite olhar o mundo à sua volta como um mundo bom, um mundo seguro.
Motivado para comunicar e para interagir, o bebé sente-se seguro e feliz, e estes sentimentos estarão na base da sua vontade de descobrir mais palavras/gestos, promovendo o seu desenvolvimento global e o desenvolvimento da linguagem em particular.
Bottom
Voltar
novidades
Artigos
Bibliografia
Links com interesse
Recursos
Kit - "Vamos começar"
Glossário - Papel
Glossário - DVD
Guia para Pais
Luva
Poster
  Termos e Condições  ::  Política de Privacidade Cuckoo
Preços com IVA incluído

Glossário Conta-me histórias Clube cuckoo Workshops e Actividades